Estrutura da correspondência comercial:
O timbre
É o cabeçalho que figura na parte superior da carta. Aparece geralmente impresso. Inclui o nome comercial da empresa, a sua morada completa e os números de telefone e de fax. No caso de não estar impresso, deve-se escrever sempre em maiúsculas e sem sublinhar.
A data
Geralmente escreve-se na parte superior direita e a sua parte final deve estar alinhada com a margem direita do texto da carta, a dois ou três espaços (ou a um espaço de precaução) abaixo da altura do timbre. Pode ser colocada também depois do texto, antes da despedida, alinhada á esquerda. A data é precedida do nome da localidade de onde se escreve e separada dele por uma virgula. Embora se possa escrever a data com números, é mais estético escrever-se o nome do mês com letras e o ano completo.
O destinatário

O registo e a referência
Normalmente, a correspondência da empresa tem um número progressivo de registo ou de referência que facilita a sua procura e o arquivo. Quando se responde a uma carta que apresente uma referência, a referência do emissor deve ser relacionada com o número de registo e com a data da carta a que se responde.
O assunto
Sintetiza o conteúdo global da carta.
O cabeçalho
O cabeçalho é necessário nas cartas em que se estabelece uma primeira relação e em todas as cartas de caráter protocolar.
O texto
É a parte central da carta, onde se expõe o conteúdo do documento. A redação tem de ser clara e concisa, o que resultará numa maior facilidade de compreensão.
A despedida utilizada tem de estar de acordo com o nível de relação que se tenha com o destinatário e com a saudação utilizada.
A assinatura