O Atendimento Presencial

quinta-feira, 17 de maio de 2012


 

Neste tipo de atendimento é fundamental utilizar um conjunto de normas que permitam orientar uma atitude e um comportamento positivo face ao cliente para que volte sempre.


O conjunto de normas para o atendimento direto abrange as dimensões da aparência, da expressão corporal e voz.


Em termos de aparência:


  1. Estar presente no seu posto;

  2. Ter sinais de higiene pessoal diária;

  3. Ter o cabelo sempre penteado e protegido;

  4. No caso dos homens, ter a barba sempre feita e aparada;

  5. Ter as unhas sempre curtas;

  6. Ter o vestuário adequado, limpo e sem sinais de desmazelo;

  7. Evitar adornos excessivos;

  8. Evitar maquilhagem excessiva e a utilização de perfumes intensos;

  9. Ter os EPI (Equipamento de Proteção Individual) devidamente colocados quando a situação assim o requerer (toca,luvas,socas,avental,etc.)


Em termos de expressão corporal:


  1. É essencial saber olhar e ouvir;

  2. Colocar as mãos ao longo do corpo ou atrás das costas, mostrando disponibilidade para ouvir e compreende. Deve-se evitar cruzar os braços;

  3. Ter uma expressão facial de empatia, com um sorriso tranquilo;

  4. Sorrir enquanto de fala e se ouve;

  5. Mostrar atenção exclusiva para o cliente;

  6. Mostrar interesse no que se ouve;

  7. Evitar desviar o olhar ou mostrar interesse por qualquer outra coisa, que não seja o cliente á nossa frente;

  8. Mostrar disciplina e respeito entre colegas e para com as chefias, em qualquer situação em que seja necessário solicitar ajuda de outro colega ou chefe da equipa;

  9. Mostrar conhecimento firme sobre os produtos comercializados, sabendo o lugar nas prateleiras, o seu preço, a sua vantagem em relação a outros produtos concorrentes, respondendo com rapidez e veemência sobre os mesmos;

  10. Mostrar firmeza no conhecimento sobre os produtos, mas com humildade e honestidade;

  11. Mostrar que a opinião do cliente conta, manifestando satisfação sobre os comentários positivos ou preocupação em melhorar aspetos menos positivos;


Em termos de voz:


  1. Falar de forma clara e natural;

  2. Falar de forma educada e devagar;

  3. Falar com convicção sem ser bombástico;

  4. Evitar palavra muitos técnicas;

  5. Usar palavras simples e de fácil compreensão;

  6. Repetir a informação, sempre que o cliente parecer ter dúvidas;

  7. Sorrir enquanto se fala, pois transmite simpatia;

  8. Evitar expressões ou entoações de desinteresse ou que surgiram cansaço, hostilidade ou negativismo (evitar bocejar ou emitir sons poucos claros);

  9. Evitar sempre qualquer circunstância de discussão. Quando essa surgir por parte do cliente, passar a ser ouvinte por excelência e caso venha a falar, falar sempre com entoação calma e mais lenta, revelando tranquilidade e consistência na posição de ouvinte;

  10. Quando oportuno, lembrar o ditado  "O silencio é de ouro..".



     

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