A Carta Comercial

sexta-feira, 18 de maio de 2012


 

Qualidades da carta comercial




Boa apresentação

É exigida ordem, organização e limpeza.

Clareza

A obscuridade do texto impede a comunicação imediata e dá azo a interpretações que podem levar a desentendimentos, e mesmo, a prejuízos financeiros.


Linguagem da carta comercial


Simples, evitando a preocupação com enfeites literários;

Atual, isto é, perceptível á época existente;

Precisa, a saber, própria, especifica e objetiva;

Correta, com exata observância das normas gramaticais, informando com economia de palavras;

Impessoal, com o máximo de objetividade, pois a carta comercial não é o lugar adequado para manifestações subjetivas e sentimentais.



Partes da carta comercial


Cabeçalho ou timbre

Com todos os elementos que identifiquem a empresa.
Hoje, o cabeçalho já vem impresso e há casos em que simplesmente não aparece.


Destinação ou endereçamento com:

Localidade

Em relação á localidade, deve-se prestar atenção ao seguinte:


A tendência atual é colocar-se o local á esquerda, no alto;
Não se abrevia o nome do lugar;
Após o nome da cidade, usa-se a virgula.

Data

Com respeito á data, é importante lembrar:


Nome do mês com minúscula;
Após a data, segue o ponto final;
Os numerais designativos do ano, não se separam pelo ponto ou espaço. Assim deve-se escrever 1992 e não 1.992 ou 1 992.

Destinatário

No destinatário, coloca-se o nome, endereçamento e localidade a quem a carta é destinada.





Exemplos de cartas comerciais









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