Princípios do atendimento presencial

quinta-feira, 17 de maio de 2012




Principio da competência

O cliente espera que cada pessoa que o atenda detenha informações detalhadas sobre o funcionamento da organização e do setor que ele procurou.



 Principio da legitimidade


O cliente deve ser atendido com ética, respeito, imparcialidade, sem discriminações, com justiça e colaboração.



Principio da disponibilidade

Nós, os profissionais de secretariado representamos para o cliente, a imagem da organização.


Assim, deve haver empenho para que o cliente não se sinta abandonado, desamparado, sem assistência. O atendimento deve ocorrer de forma personalizada, atingindo-se a satisfação do cliente.


Principio da flexibilidade


Devemos procurar identificar claramente as necessidades do cliente e esforçar-se para ajudá-lo, orientá-lo, conduzi-lo a quem possa ajudá-lo, orientá-lo, conduzi-lo a quem possa ajudá-lo adequadamente.






Há algumas estratégias verbais, não-verbais e ambientais para que o cliente se sinta bem atendido. Vejamos cada uma delas:



Estratégias verbais:


  • Reconhecer, o mais breve possível, a presença das pessoas;

  • Se houver demora no atendimento, pedir desculpas;

  • Se possível, tratar o cliente pelo nome;

  • Demonstrar que queremos identificar e entender as necessidades do cliente;

  • Escutar atentamente, analisar bem a informação, apresentar questões;


Estratégias não-verbais:


  • Olhar para a pessoa diretamente e demonstrar atenção;

  • Prender a atenção do recetor;

  • Não devemos escrever enquanto estivermos a falar com o cliente;

  • "Ouvir" o que o cliente não nos está a dizer;


Estratégias ambientais:


  • Manter o ambiente de trabalho organizado e limpo;

  • Assegurar acomodações adequadas para o cliente;

  • Evitar deixar pilhas de papel, processos e documentos desorganizados sobre a mesa;

  • Solicitar, se for possível, uma decoração de bom gosto.






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