Neste tipo de atendimento é fundamental utilizar um conjunto de normas que permitam orientar uma atitude e um comportamento positivo face ao cliente para que volte sempre.
O conjunto de normas para o atendimento direto abrange as dimensões da aparência, da expressão corporal e voz.
Em termos de aparência:
- Estar presente no seu posto;
- Ter sinais de higiene pessoal diária;
- Ter o cabelo sempre penteado e protegido;
- No caso dos homens, ter a barba sempre feita e aparada;
- Ter as unhas sempre curtas;
- Ter o vestuário adequado, limpo e sem sinais de desmazelo;
- Evitar adornos excessivos;
- Evitar maquilhagem excessiva e a utilização de perfumes intensos;
- Ter os EPI (Equipamento de Proteção Individual) devidamente colocados quando a situação assim o requerer (toca,luvas,socas,avental,etc.)
Em termos de expressão corporal:
- É essencial saber olhar e ouvir;
- Colocar as mãos ao longo do corpo ou atrás das costas, mostrando disponibilidade para ouvir e compreende. Deve-se evitar cruzar os braços;
- Ter uma expressão facial de empatia, com um sorriso tranquilo;
- Sorrir enquanto de fala e se ouve;
- Mostrar atenção exclusiva para o cliente;
- Mostrar interesse no que se ouve;
- Evitar desviar o olhar ou mostrar interesse por qualquer outra coisa, que não seja o cliente á nossa frente;
- Mostrar disciplina e respeito entre colegas e para com as chefias, em qualquer situação em que seja necessário solicitar ajuda de outro colega ou chefe da equipa;
- Mostrar conhecimento firme sobre os produtos comercializados, sabendo o lugar nas prateleiras, o seu preço, a sua vantagem em relação a outros produtos concorrentes, respondendo com rapidez e veemência sobre os mesmos;
- Mostrar firmeza no conhecimento sobre os produtos, mas com humildade e honestidade;
- Mostrar que a opinião do cliente conta, manifestando satisfação sobre os comentários positivos ou preocupação em melhorar aspetos menos positivos;
Em termos de voz:
- Falar de forma clara e natural;
- Falar de forma educada e devagar;
- Falar com convicção sem ser bombástico;
- Evitar palavra muitos técnicas;
- Usar palavras simples e de fácil compreensão;
- Repetir a informação, sempre que o cliente parecer ter dúvidas;
- Sorrir enquanto se fala, pois transmite simpatia;
- Evitar expressões ou entoações de desinteresse ou que surgiram cansaço, hostilidade ou negativismo (evitar bocejar ou emitir sons poucos claros);
- Evitar sempre qualquer circunstância de discussão. Quando essa surgir por parte do cliente, passar a ser ouvinte por excelência e caso venha a falar, falar sempre com entoação calma e mais lenta, revelando tranquilidade e consistência na posição de ouvinte;
- Quando oportuno, lembrar o ditado "O silencio é de ouro..".
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