Qualidades da carta comercial
Boa apresentação
É exigida ordem, organização e limpeza.
Clareza
A obscuridade do texto impede a comunicação imediata e dá azo a interpretações que podem levar a desentendimentos, e mesmo, a prejuízos financeiros.
Linguagem da carta comercial
Simples, evitando a preocupação com enfeites literários;
Atual, isto é, perceptível á época existente;
Precisa, a saber, própria, especifica e objetiva;
Correta, com exata observância das normas gramaticais, informando com economia de palavras;
Impessoal, com o máximo de objetividade, pois a carta comercial não é o lugar adequado para manifestações subjetivas e sentimentais.
Partes da carta comercial
Cabeçalho ou timbre
Com todos os elementos que identifiquem a empresa.
Hoje, o cabeçalho já vem impresso e há casos em que simplesmente não aparece.
Destinação ou endereçamento com:
Localidade
Em relação á localidade, deve-se prestar atenção ao seguinte:
A tendência atual é colocar-se o local á esquerda, no alto;
Não se abrevia o nome do lugar;
Após o nome da cidade, usa-se a virgula.
Data
Com respeito á data, é importante lembrar:
Nome do mês com minúscula;
Após a data, segue o ponto final;
Os numerais designativos do ano, não se separam pelo ponto ou espaço. Assim deve-se escrever 1992 e não 1.992 ou 1 992.
Destinatário
No destinatário, coloca-se o nome, endereçamento e localidade a quem a carta é destinada.
Exemplos de cartas comerciais
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