Planeamento e organização de uma
reunião de trabalho
Agenda e organização de trabalhos
Quando a realização de uma reunião é comunicada, os assuntos a tratar são apresentados de forma esquematizada, ordenada e sequencial não só para possibilitar que cada participante conheça antecipadamente o teor da reunião e se possa preparar para nela contribuir ativamente, mas também para facilitar o processamento dos trabalhos e permitir distribuir/controlar o tempo previsto para a reunião.
Comunicação/convocação e elaboração da convocatória
O anúncio da reunião pode ser formal ou informal, publicado na imprensa, veiculado no sistema de comunicações internas ou enviado pelo correio.
Preparação do local de trabalho
O local onde a reunião vai ter lugar deve ser preparado com antecedência, sendo necessário verificar:
- Se há lugares em número suficiente e se a disposição é adequada ao tipo de reunião;
- Se é preciso ou não instalar equipamentos de suporte;
- Se a sala encontra as condições de utilização.
Suportes logísticos
Os suportes logísticos a providenciar dependem naturalmente do tipo de reunião e dos assuntos a tratar, bem como do local onde a reunião vai ter lugar.
Elabora-se a lista dos suportes logísticos necessários, a apresentar, solicitar ou providenciar conforme o caso.
Antes da reunião, todo o equipamento deve ser verificado.Dada a importância de que se revestem as reuniões, o trabalho de secretariado a elas referente deve ser cuidadosamente organizado, nomeadamente no que respeita á documentação, á tomada de notas e á elaboração das actas.
- Documentação:
A documentação necessária a uma reunião depende necessariamente das finalidades com que esta é realizada e do teor da agenda/ordem dos trabalhos.
- Tomada de notas:
- Actas:
Nas actas, os assuntos tratados numa reunião são registados em livro ou dossier próprio, podendo as decisões tomadas ser dadas a conhecer através de comunicados internos ou publicados na imprensa.
Qualquer acta deve apresentar de forma organizada, os problemas abordados, as soluções propostas e as deliberações tomadas.
A acta formal é constituída por 3 partes:
• Introdução;
• Apresentação dos assuntos abordados e as deliberações tomadas;