Principio da competência
O cliente espera que cada pessoa que o atenda detenha informações detalhadas sobre o funcionamento da organização e do setor que ele procurou.
Principio da legitimidade
O cliente deve ser atendido com ética, respeito, imparcialidade, sem discriminações, com justiça e colaboração.
Principio da disponibilidade
Nós, os profissionais de secretariado representamos para o cliente, a imagem da organização.
Assim, deve haver empenho para que o cliente não se sinta abandonado, desamparado, sem assistência. O atendimento deve ocorrer de forma personalizada, atingindo-se a satisfação do cliente.
Principio da flexibilidade
Devemos procurar identificar claramente as necessidades do cliente e esforçar-se para ajudá-lo, orientá-lo, conduzi-lo a quem possa ajudá-lo, orientá-lo, conduzi-lo a quem possa ajudá-lo adequadamente.
Há algumas estratégias verbais, não-verbais e ambientais para que o cliente se sinta bem atendido. Vejamos cada uma delas:
- Reconhecer, o mais breve possível, a presença das pessoas;
- Se houver demora no atendimento, pedir desculpas;
- Se possível, tratar o cliente pelo nome;
- Demonstrar que queremos identificar e entender as necessidades do cliente;
- Escutar atentamente, analisar bem a informação, apresentar questões;
Estratégias não-verbais:
- Olhar para a pessoa diretamente e demonstrar atenção;
- Prender a atenção do recetor;
- Não devemos escrever enquanto estivermos a falar com o cliente;
- "Ouvir" o que o cliente não nos está a dizer;
Estratégias ambientais:
- Manter o ambiente de trabalho organizado e limpo;
- Assegurar acomodações adequadas para o cliente;
- Evitar deixar pilhas de papel, processos e documentos desorganizados sobre a mesa;
- Solicitar, se for possível, uma decoração de bom gosto.
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